Parte 10 - Lutando pelo direito de uma ressonância

Resumo das postagens anteriores:
_______________________________________________________________________
Minha mama começou a sangrar espontaneamente. - Parte 1
Os primeiros médicos não encontravam a causa do sangramento. O sangramento aumentou muito. Surgiu a suspeita de que eu teria um papiloma intraductal. - Parte 2
Algumas pessoas, na tentativa de ajudar, acabavam atrapalhando. - Parte 3
Mais 4 médicos não conseguiram diagnosticar o meu problema. - Parte 4
Veja o que os planos de saúde são capazes de fazer para atrapalhar o seu tratamento: Parte 5
O último médico decidiu fazer uma cirurgia mesmo sem conseguir diagnosticar o meu problema e eu resolvi procurar uma segunda opinião, conhecendo, então, a médica-anjo. - Parte 6
A médica-anjo me pediu outra ultrassonografia, mas o resultado foi que tudo estava normal. - Parte 7
Aconteceu a coisa mais importante e surpreendente de todo o meu tratamento: Parte 8
A médica-anjo pediu uma ressonância e outra citologia e me encaminhou para o 8º médico: Parte 9
_______________________________________________________________________
Obs.: Como burocracia é a parte mais estressante de ter Câncer, achei que merecia um post. Se você já acha burocracia chato quando está bem de saúde, então imagine quando está mal há meses. Aí a burocracia passa a ser revoltante. Eu poderia ter morrido, e a causa da morte seria: Burocracia.

Hora de marcar os exames. A citologia eu já sabia como era, então foi fácil de autorizar, mas a ressonância... Foram algumas semanas pra conseguir. Marquei a ressonância em uma clínica, e me disseram que na guia de solicitação do exame, deveria conter a informação sobre o contraste, se seria com ou sem. Como na minha guia não havia essa informação, imaginei que seria sem contraste. Liguei para a secretária do 8º médico e disse que faltava apenas uma informação na guia e perguntei se poderia ir até lá mesmo sem marcar consulta. Se tivesse que marcar, eu iria esperar umas duas semanas, e eu já havia esperado muito. Felizmente a secretária disse que eu poderia ir até lá. Como médico era muito chato e grosso, eu estava com medo que ele me tratasse mal. Eu disse:

- Doutor, a clínica onde eu marquei o exame, eles precisam da informação do contraste, se é com ou sem contraste.
- Eles vão fazer o exame e ainda querem impor que seja do jeito deles, é?
- Pois é, infelizmente.
- Ta certo, me dê aqui. Eu não vou passar contraste pra você sem necessidade, não.
Pegou a guia e acrescentou que seria sem contraste. Agradeci e fui embora. Logo depois fui autorizar o exame no meu plano de saúde. Ao ser atendida, me disseram que a clínica onde marquei o exame não era mais credenciada ao plano de saúde e que quem me atendeu na clínica deve ter se enganado ou esquecido que eles não são mais credenciados a este plano de saúde. Fiquei tão frustrada que quase chorei. Como eu já estava lá mesmo, resolvi marcar para qualquer outra clínica. Perguntei quais clínicas faziam ressonância de mama e a atendente me indicou uma.

Fui para a casa do meu namorado e ao chegar lá liguei para a clínica para a qual tinha autorizado a ressonância. Fiquei com muita, mas muita raiva mesmo, quando me disseram que não faziam ressonância de mama. Liguei para todas as outras clínicas de diagnóstico por imagem que encontrei na internet e no livro do meu plano de saúde. Foi difícil encontrar uma clínica que fizesse ressonância de mama e aceitasse o meu plano. Encontrei somente uma, porém, a médica de lá só fazia o exame com contraste. Eu teria que ir novamente àquele médico super grosso para pedir que ele alterasse novamente a guia de solicitação do meu exame.



Eu estava muito irritada, pensando como tudo estava tão difícil para mim. Eu estava irritada por tudo estar sempre dando errado. Eu estava muito cansada de lutar por tudo com esse meu problema. Eu estava cansada de ter q lutar contra o meu plano de saúde para fazer cada exame. Estava cansada de perder tanto tempo com burocracias enquanto minha situação só piorava. Estava irritada com a corretora que me vendeu esse plano de saúde, pois eu ia contratar o melhor plano de saúde, mas ela me persuadiu a escolher essa porcaria desse plano. Inclusive mentiu para mim em várias perguntas que fiz na hora de escolher o meu plano. Enfim, eu estava irritada com tudo, cansada de lutar e cansada de correr tanto e não chegar a lugar nenhum, pois eu nunca encontrava o diagnóstico do meu problema.

No dia seguinte voltei o 8º médico, o grosso. A Secretária já me conhecia e disse:

- Não acredito que você ainda não conseguiu fazer esse exame.
- Olha eu já to com vergonha da senhora e do doutor, mas é que infelizmente, quando eu fui autorizar o exame, eu não consegui porque a clínica não era mais credenciada ao plano. Então a única clínica que eu consegui que fazia a ressonância de mama e aceitava o meu plano só faz ressonância com contraste. Eu procurei em umas 30 clínicas, mas só encontrei essa. Então realmente o único jeito é vim aqui pedir pro doutor colocar que é com contraste.
- Entendo. Mas, não se preocupe não que eu vou ali na sala dele e peço para ele escrever.
- Muito obrigada.

Ela pediu e ele escreveu, mas escreveu com rasuras. Fiquei pensando se aceitariam, mas não tive coragem de pedir novamente para alterar a guia. Agradeci e saí. Fui direto autorizar o exame. A atendente reclamou, mas deixou passar a rasura. Ela só teve dificuldade de encontrar o código da ressonância de mama. Então, ela escreveu o código da ressonância de tórax. Do plano de saúde, fui para a clínica marcar a ressonância, pois só se pode marcar pessoalmente, levando todos os exames anteriores. Marquei o exame para o dia seguinte e estranhei a atendente não me dar nenhuma recomendação. Eu já sabia que esse exame se fazia com jejum de algumas horas. Perguntei se precisaria, mas ela disse que não. Agradeci e fui embora, rezando para que não surgisse mais nenhum outro problema.



Fui para casa e ao chegar, me ligaram da clínica onde eu faria a ressonância perguntando sobre o meu exame, se seria com ou sem contraste, se seria de mama ou tórax e se eu já tinha marcado. Algo tinha se confundido por lá a mulher disse que me ligaria depois para confirmar o meu exame. Fiquei com muita raiva por ter surgido mais um problema. Parecia impossível fazer esse exame. Um tempo depois liguei para a clínica para confirmar o meu exame. A mulher que me atendeu disse que o código do exame estava errado, que deveria constar o código da ressonância de mama e não de tórax. Por sorte ela foi super legal e me passou esse código para que eu pedisse que o plano de saúde colocasse. Ela também perguntou se na minha guia explicitava que o exame era com contraste. Respondi que sim, mas resolvi ir pedir para o médico reescrever a guia de solicitação da ressonância. Fiquei com medo de não conseguir autorizar ou fazer o exame por causa da rasura. Mas, isso teve que ficar para o dia seguinte, pois já era noite.

No dia seguinte fui novamente ao 8º médico, o grosso. A secretária dele já estava com pena de mim:
- Ainda não conseguiu? O que foi dessa vez?
- Eu já estou com vergonha de vim aqui. É que estava rasurado, então não consegui autorizar o exame. O doutor tem que escrever novamente.
- Me dê aqui que já já eu peço pra ele.
- Obrigada.

Minha sorte é que eu fiz tanto drama para a secretária que ela já estava com pena de mim e por isso não me tratava mal. Dessa vez, quanto ela me trouxe a guia, disse “veja logo se não tem mais nenhum problema”. Eu olhei e estava tudo correto, então agradeci e fui para o plano de saúde autorizar o exame novamente. Pedi para atendente colocar o código que a mulher da clínica havia me passado, que era o código da ressonância de mama. A atendente disse que esse código não entrava, mas eu insistia que só podia ser esse e contei meu caso para ela fazendo bastante drama para que ela fizesse o que eu pedia. Por mais que eu soubesse que é obrigação dela fazer isso, e por mais que eu ficasse irritada por ela ser tão incompetente e não estar nem um pouco a fim de trabalhar, tenho que fazer drama, pois se eu brigasse com ela, ela faria tudo errado de propósito. A atendente se irritou porque a mulher da clínica era quem estava dizendo a ele como fazer o trabalho. Agi mostrando que a culpa não era minha e dei o número para que a atendente ligasse para a clínica. Ela ligou e depois disso foi para outro departamento para tentar resolver. Voltou um tempo depois dizendo que era aquele mesmo o código. Ufa, pensei que não ia conseguir nunca. Foi cansativo escrever, e tenho certeza que foi cansativo ler, imagina então como foi cansativo resolver isso tudo.
Clique no botão g+1 abaixo para divulgar a página!

Próxima Postagem: Parte 11

2 comentários:

  1. Maíra não foi cansativo ler NAO viu!
    Mas imagino passar por tudo isso, e ter forças para continuar!Parabéns viu!

    Carol Macedo (EJC)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu blog, parabéns!!
    A dica que eu dou quando o plano de saúde se recusar ou dificultar a realização de algum exame e fazer uma denuncia a ANS ( Agencia Nacional de Saúde) que regulamenta os planos de saúde. Se a cobertura estiver prevista em lei e ainda assim o plano se negar a cobrir o procedimento, ela pode levar multa de R$ 80 mil, chegando a R$ 100 mil, se o caso for de urgência e emergência.
    Claro que no momento de stress e angustia isso torna-se mais um problema, mas resolve pode ter certeza pois quando fala-se em $$ eles dão uma atenção maior.

    ResponderExcluir