Parte 2 - Os Primeiros Médicos

Resumo da postagem anterior:
_______________________________________________________________________
Minha mama começou a sangrar espontaneamente. - Parte 1
_______________________________________________________________________

Ao contrário de muitas mulheres que encontram um nódulo, fazem biopsia e descobrem que é câncer, eu passei por muita coisa pra descobrir o diagnóstico de câncer de mama. Foi um caminho de muita angústia, raiva, estresse, esgotamento psicológico e lágrimas.

Voltando ao dia do hospital (postagem anterior), a ginecologista me disse que isso provavelmente era um problema hormonal, que seria mais sério se a secreção fosse branca. Só depois de alguns meses, descobri que esse diagnóstico estava completamente errado e sem sentido. Mesmo assim, o que a médica falou acabou me acalmando. Ela me passou requisições para fazer ultrassonografia das mamas e exame de sangue, mas disse que eu só poderia fazer amanhã de manhã.

No dia seguinte fui ao mesmo hospital em jejum para fazer os exames. A recepcionista disse que com aquelas requisições eu não poderia fazer os exames, que a médica deveria ter me requisitado esses exames na guia do meu plano de saúde. Tive então que passar novamente pelo ginecologista de plantão na emergência para que ele me requisitasse os exames na guia do meu plano de saúde. Isso tudo tive que esperar em jejum. Esperei o atendimento do ginecologista, esperei para fazer os exames de sangue, logo depois, morrendo de fome, comi biscoitos que eu tinha na bolsa, e esperei bastante para fazer a ultrassonografia das mamas. A médica que fez minha ultrassonografia disse que não encontrou nada, mas minhas mamas apesar de sentir uma parte endurecida ao tocar perto da axila. Disse somente que meus ductos mamários estavam dilatados e que tinha encontrado um linfonodo. Ou seja, minha mama estava normal.

Dois dias depois eu tive a consulta com a mastologista. Ela me perguntou se eu tinha sofrido alguma pancada na mama. Respondi que não, mas mesmo assim ela me disse que esse sangramento provavelmente teria sido provocado por uma pancada, que o sangue tinha ficado preso e agora tinha encontrado um caminho para sair da mama. Prescreveu antibióticos, anti-inflamatórios e me pediu que colocasse compressas de água quente. Imaginei que as compressas seriam para drenar o sangue preso para que ele saísse da mama, então perguntei se eu poderia pressionar um pouco para ajudar a drenar. A médica estava fazendo umas anotações e me respondeu “pode”. Fiquei desconfiada se ela estava prestando atenção ao que estava me respondendo então repeti a pergunta, e ela repetiu a resposta. Como uma perfeita idiota, eu fiz isso tudo. Resultado: o sangramento aumentou. Agora saia um sangue muito mais escuro, vermelho, e com muito mais frequência e volume, e agora também dói bastante.

A médica tinha me pedido para voltar em três meses, mas como o caso só piorava, eu resolvi voltar em dois meses. Nesta nova consulta a médica novamente me disse que não passava de um sangue preso. Perguntei como poderia ser isso se minha mama não havia mudado de tamanho, pois se isso tudo fosse mesmo sangue preso, no início minha mama estaria um pouco aumentada com tanto sangue acumulado. Mas ela disse que é assim mesmo. Para não se passar por totalmente negligente, me passou outra ultrassonografia, mas fez questão de frisar que esse sangramento não era nada de grave. Receitou-me mais antibióticos, anti-inflamatórios e me pediu que continuasse com as compressas de água quente. Tive vontade de mandar que ela enfiasse esses medicamentos naquele canto. Mas, mantive a compostura, agradeci e saí.

Decidi então procurar uma segunda opinião. Marquei outro mastologista. E, claro, tive que esperar algumas semanas para essa nova consulta. Felizmente este era um médico experiente, porém, me assustou bastante. Ele me examinou, o sangue saia espontaneamente, era grosso, vermelho, e saia bastante. Voltando à mesa dele, ele me disse:
- Olha Maíra, o que você tem é um papiloma. Como é um papiloma? Deixa eu te explicar.
Ele pegou um papel e continuou:
- É um nódulo que tem dentro do seu ducto mamário, que produz várias secreções e sangue. Qual o procedimento? O procedimento é uma cirurgia para retirar os seus ductos mamários.
Neste momento comecei a me desesperar pensando: “Tirar meus ductos? E como vou amamentar? Meu sonho é ser mãe em todos os sentidos. Como vou realizar esse sonho? Bebezinhos sempre procuram o seio da mãe. Meu bebê vai procurar meus seios para mama e não vai encontrar leite. Eu não vou poder nem alimentar o meu filho...”. E o médico me interrompeu:
-Maíra... Maíra... olhe para o meu papel aqui. O seu mamilo vai ser cortado assim... ao meio, e seus ductos vão ser removidos. A cicatriz não vai dar nem pra ver direito, não se preocupe.

Percebendo meus olhos cheios de lágrimas que eu me esforçava para não rolarem, o médico disse:

- Olha Maíra eu nunca vi um sangramento tão espontâneo na minha vida. Eu nunca vi um caso como o seu. E você pode ver em qualquer livro de medicina, pode perguntar para qualquer médico, mas para sangramento espontâneo em única mama, a indicação é retirar o papiloma e os ductos mamários. Esses papilomas não são visíveis na ultrassonografia mesmo, talvez com uma ressonância você consiga achar algo. O problema é que eu não atendo mais o seu plano de saúde. Eu estou te atendendo porque você já estava marcada, mas tive alguns problemas com esse plano e resolvi cancelar. Então eu posso te indicar outro médico que atenda pelo seu plano ou você pode fazer no IMIP. Eu trabalho lá também. Você está com o livrinho do seu plano de saúde?
Dei o livrinho para ele. Ele olhou e disse que não conhecia nenhum daqueles mastologistas cujo nome estava lá. Como a minha principal preocupação era a amamentação, perguntei:

- Essa cirurgia vai comprometer a minha amamentação?
- Olha, Maíra, não posso te dizer ao certo, mas provavelmente você vai ter problemas para amamentar.

Fiquei ainda mais triste com essa certeza, mas contive o choro. O médico disse que infelizmente não poderia fazer a minha cirurgia e disse que se eu quisesse, ele estaria no IMIP e eu poderia procurá-lo. Agradeci e saí do consultório. Permiti então que as lágrimas caíssem, fui para o banheiro da clinica, e chorei. Chorei desesperadamente. Liguei para o meu namorado, mas eu chorava tanto que não conseguia contar o que tinha acontecido. E ele dizia:
- Amor, o que foi que aconteceu?
- O médico... – E chorava mais.
- Onde você está?
- Na clínica ainda.
- Calma, amor. O que foi que o médico disse?
- Ele disse que... – E chorava mais ainda.
- Calma, amor. Eu te amo. Eu to aqui contigo. Seja o que for eu to aqui pra te ajudar, ta?
- Ta.
- Fica calminha.
- Ta.
- Agora me diz o que foi que o médico disse.
- Ele disse que... que... que eu vou... que ele vai ter que... – eu não conseguia falar isso – tirar os meus ductos mamários... – E chorava desesperadamente de novo. – Como é que eu vou amamentar meus filhos?
- Oh amor, tem o outro.
- Mas sem ductos, o leite não tem por onde sair. E como eu vou parar o leite de uma mama e não parar o da outra?
- Oh amor, a gente dá um jeito nisso. O importante é você ficar boa. Fica tranquila. Eu te amo. To aqui com você pra o que você precisar, ta?

Fui me tranquilizando para sair da clinica e voltar de ônibus. Foram quase duas horas de lá até a minha casa. Uma angustia dentro de mim, uma vontade de chorar, mas não podia chorar ali na frente de todo mundo. Eu só imaginava meu bebê nos mus braços procurando meu peito para mamar e eu não poder dar. Não poder alimentar meu bebê. E chorava muito.

Ao chegar em casa corri para a minha mãe para contar chorando e abraçando ela. Incrivelmente ela não se desesperou. Só escutou e me acalmou, dizendo que a gente ia procurar outro médico.

No dia seguinte tomei uma atitude típica de quem está desesperada. Abri o livro do meu plano de saúde, que por sinal é uma porcaria, e marquei consulta com TODOS os mastologistas que tinham o nome escrito lá.
Clique no botão g+1 abaixo para divulgar a página!

Próxima Postagem: Parte 3

2 comentários:

  1. Muito bom seu blog, cada parte deixa um gostinho de quero mais. Demorei pra começar mas estou lendo desde o início e valeu muito apena fazer isso!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, achei seu blog e vim conhecer um pouco de sua história. Eu também tive ca de mama e passei por todo esse stresss. Estou em remissiva e tomo tamoxifeno. Tb tenho um blog www.cristinapaiva.blogspot.com quando der vá me fazer uma visita. To te seguindo. Ah!!! Tem um grupo no face muito legal no qual participo, chama se Amigas do peito, vale a pena ver. Lendo seus post me identifiquei bastante. Viu te seguir!!! Um grande abraço!!

    ResponderExcluir